Suspeito de furto é espancado e baleado por populares em Parauapebas antes de ser preso pela polícia

Homem foi flagrado com comparsas furtando fios de cobre em galpão próximo à Câmara Municipal. Crime terminou com fuga, agressão e tiros.
Facebook
WhatsApp

Um caso de tentativa de furto terminou em violência na tarde da última terça-feira (29), no Bairro Beira Rio, em Parauapebas. Joab Santos Martins, de 37 anos, foi surpreendido por populares enquanto, segundo testemunhas, furtava fios de cobre de um galpão localizado atrás da Câmara Municipal. Antes da chegada da Polícia Militar, ele foi agredido, espancado e baleado duas vezes no braço esquerdo.

De acordo com relatos de moradores e testemunhas à polícia, Joab estava na companhia de outros dois homens, um deles conhecido apenas como “Ita”. O grupo utilizava um veículo Volkswagen Gol, de cor cinza, para cometer o crime. Ainda segundo as testemunhas, o trio estava retirando fios do interior do galpão quando foi surpreendido pelo proprietário do local, alertado por vizinhos que gritavam “ladrão, ladrão!”.

Na tentativa de escapar, os comparsas conseguiram fugir, mas Joab acabou sendo capturado por um grupo de pessoas. Durante a ação, ele foi atingido por dois disparos de arma de fogo – um no ombro e outro no antebraço – além de apresentar hematomas no rosto e na cabeça, resultado das agressões físicas sofridas.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou o suspeito ferido no local. Ele foi socorrido imediatamente e encaminhado ao Hospital Municipal de Parauapebas, onde recebeu atendimento médico. Após a estabilização do seu quadro de saúde, foi conduzido à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.

A Polícia Civil informou que Joab foi autuado em flagrante por furto e transferido para o sistema prisional. Até o momento, o nome do acusado ainda não consta no sistema de consulta do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. A autoria dos disparos de arma de fogo e a identificação dos outros envolvidos no crime seguem sob investigação.

O veículo usado pelo trio foi deixado para trás e apreendido pela polícia. A população segue atenta e preocupada com os constantes casos de furto na região, o que tem motivado reações cada vez mais violentas por parte de moradores. A Polícia reforça que, diante de crimes, a melhor conduta é acionar imediatamente as autoridades, evitando linchamentos e outras práticas ilegais.

Nos acompanhe no WhatsApp

Siga o Canal PBS nas Redes