A tensão nos bastidores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) parece ter alcançado níveis insustentáveis. Após uma série de denúncias e crescente insatisfação entre os servidores da educação, especialmente os contratados, a Secretaria Municipal de Administração finalmente instaurou uma comissão de sindicância para apurar possíveis práticas de assédio moral por parte de membros da própria SEMED.
A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 108/2025 – G.S., datada de 4 de junho de 2025, que designa uma comissão composta por três servidores municipais para conduzir os trabalhos de investigação no prazo de 30 dias. O documento cita explicitamente que a apuração visa atos praticados contra membros da Secretaria Municipal de Educação, por suposta prática de condutas descritas no art. 218, inciso XX da Lei Municipal nº 282/2012, o qual trata de abuso moral e práticas lesivas à dignidade funcional.
Clima de perseguição e autoritarismo
Relatos obtidos com exclusividade pelo Canal PBS apontam que a atual gestão da SEMED, sob o comando do secretário Leonardo, tem sido marcada por um ambiente de medo, perseguição pré e pós-política, e autoritarismo. Os nomes de Valder e Tatiane, que ocupam cargos estratégicos como diretores e coordenador de ensino, também foram citados como figuras centrais na imposição de decisões que estariam sufocando a autonomia pedagógica dos professores da rede municipal.
“O que está acontecendo na Educação de Canaã é um massacre silencioso contra os professores contratados. Muitos estão adoecendo por pressão psicológica. Não há liberdade para lecionar. Tudo é controlado, ameaçado, vigiado”, denuncia um servidor sob anonimato.
Educação à deriva
A comunidade escolar também sente os reflexos dessa crise. Pais e responsáveis relatam que seus filhos não estão tendo o aprendizado adequado, consequência direta de um sistema em que os profissionais da educação são tratados como meros executores de ordens, sem espaço para criatividade, empatia e metodologias que realmente funcionem na sala de aula.
“Canaã se diz um município educador, mas está indo na contramão disso. Como esperar qualidade de ensino se o professor é tratado como inimigo?”, questiona uma mãe de aluno da rede municipal.
Professores informam que as diretrizes rígidas de Leonardo, Valder e Tatiane restringem métodos pedagógicos e geram um ambiente tenso, que afeta a qualidade das aulas. “Não há liberdade para lecionar” — dizem docentes anônimos em depoimentos internos.
Impacto direto no aprendizado dos estudantes
Com professores acuados e sem autonomia, o reflexo é imediato na sala de aula: alunos demonstram baixo rendimento e desmotivação. Pais relatam que os filhos “não aprendem nada na escola”, e apontam que a SEMED trata educadores como simples executores de ordens, sem espaço para inovação ou adaptação às necessidades reais do ensino.
Objetivo da sindicância e expectativas
Instituída por três servidores — Mário Fogaça de Oliveira (presidente), Márcio Aguiar Mendonça e Vinícius Pereira de Paula —, a comissão terá 30 dias para investigar as denúncias. Há possibilidade de prorrogação por mais 30 dias. A população espera que o resultado não seja apenas retórico, mas que traga responsabilização efetiva.
A comissão designada para apurar as denúncias é composta por:
- Mario Fogaça de Oliveira – Presidente (Matrícula 0100441)
- Márcio Aguiar Mendonça – Membro (Matrícula 0101315)
- Vinícius Pereira de Paula Mat. – Membro (Matrícula 0102042)
O prazo e A expectativa entre os servidores é de que, desta vez, as denúncias não sejam abafadas e que as devidas responsabilizações ocorram.
A abertura da sindicância vem em um momento crítico, marcado tanto pelo clima autoritário quanto pelos fracos resultados pedagógicos. Com o IDEB aquém do esperado e denúncias de assédio moral e limitação docente, é urgente que a investigação seja profunda — com foco na liberdade pedagógica e no desempenho dos alunos. Caso confirmadas, as responsabilidades devem recair sobre os gestores envolvidos, gerando mudanças reais na SEMED.

📊 Desempenho da rede municipal de ensino (IDEB 2023)
Etapa | IDEB (2023) | Meta | Situação |
---|---|---|---|
Anos iniciais (1°–5° ano) | 5,2 | — | Levemente acima da média estadual (5,1), mas abaixo da desejada: meta não foi atingida fapespa.pa.gov.br+15fapespa.pa.gov.br+15webcidade.com+15webcidade.com+5portalcanaa.com.br+5meumunicipio.org.br+5 |
Anos finais (6°–9° ano) | 4,4 | 4,9 | Resultado abaixo da meta, evidenciando defasagem na aprendizagem |
Veja o vídeo do estudo que compara a evolução da Educação em Canaã dos Carajás.aqui