Revelações: White Tratores teve participação direta na organização criminosa em Canaã dos Carajás

Facebook
WhatsApp

A empresa White Tratores Serviços e Comércio Eireli, uma das mais conhecidas na área de locação de máquinas na região, foi apontada como integrante direta do núcleo empresarial da organização criminosa denunciada pelo Ministério Público do Estado do Pará. O documento, com mais de 120 páginas, detalha como empresários locais se uniram a políticos e servidores públicos para fraudar licitações milionárias, entre os anos de 2014 e 2024.

Participação coordenada e combinada

Segundo o GAECO (Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado), a White Tratores, representada por João Vicente Ferreira do Vale, conhecido como “Branco da White”, foi uma das empresas que atuava sistematicamente para simular concorrência em certames públicos. Em uma das fraudes documentadas, a White Tratores apresentou proposta combinada com outros empresários dias antes da entrega oficial dos envelopes, evidenciando a total manipulação do processo licitatório.

“As propostas foram combinadas no dia 27/02/2024, antes mesmo da entrega oficial, provando o direcionamento da licitação para empresas do esquema criminoso”, afirma o MP na denúncia.

Vínculos familiares e empresariais

A denúncia revela ainda que João Vicente atuava em conjunto com sua esposa Rogeane Rodrigues do Vale, titular da Monothy Terraplenagem, outra empresa utilizada para participar de licitações fraudulentas. Ambas compunham um bloco empresarial coordenado, junto com nomes como Ailson Ferreira Alves (“Ailson da White”) e Gilvan da Van, dominando o setor de máquinas, terraplenagem e transporte no município.

Núcleo empresarial do esquema

O Ministério Público classifica João Vicente como um dos principais articuladores do núcleo empresarial, com atuação direta e constante nos processos fraudados. Ele participava das negociações para divisão dos contratos, manipulação de cotações e repasses ilícitos que giravam na casa dos milhões de reais.

“João Vicente Ferreira do Vale é um dos principais integrantes do núcleo empresarial da organização criminosa, coordenando com o núcleo político o direcionamento das principais licitações no município”, destaca o MP.

Impacto e desdobramentos

A White Tratores, que por anos operou contratos vultosos com o poder público, agora está no centro de uma das maiores denúncias de corrupção da história de Canaã dos Carajás. O caso deve gerar novos desdobramentos nas próximas semanas, podendo atingir outros nomes e empresas ligadas ao grupo.

Núcleo Empresaria onde o nome “White” aparece duas vezes, tanto ligado à locação de máquinas quanto de combustível. Veja abaixo um fragmento.

Fonte: Ação Penal nº 0806750-08.2025.8.14.0401 – TJPA
Denúncia apresentada por: Ministério Público do Estado do Pará – GAECO

Nos acompanhe no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Canal PBS nas Redes