Uma operação do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) do 23° Batalhão de Polícia Militar (23° BPM) resultou na apreensão de entorpecentes, um celular e um rádio comunicador na noite da última terça-feira (02), por volta das 20h, no Bairro Alto Bonito, em Parauapebas, no sudeste do Pará. Um suspeito foi detido durante a ação.
Durante um patrulhamento de rotina, a guarnição do GPA avistou um grupo de indivíduos que, ao notarem a aproximação da viatura, fugiram em direção aos blocos residenciais. No local da fuga, os policiais encontraram um saco plástico contendo:
- 33 papelotes de substância análoga à maconha (aproximadamente 41 gramas);
- 6 pedras de substância similar ao crack;
- 1 aparelho celular;
- 1 rádio comunicador.
Apesar de não ter sido possível identificar o responsável pelos materiais no momento da fuga, as buscas continuaram na área. Com base na vestimenta, um dos suspeitos foi localizado e abordado. Com ele, foi encontrada a quantia de R$ 30,00 em espécie. O homem, juntamente com todo o material apreendido, foi encaminhado à delegacia de polícia civil para a realização dos procedimentos legais.

Estratégia de Combate ao Crime
O Tenente-Coronel Aquino, comandante do 23º BPM, ressaltou que a implementação do GPA no município tem fortalecido o policiamento de proximidade e permitido o planejamento de ações preventivas mais eficientes contra o crime, especialmente o tráfico de drogas.
“Ações como a realizada no bairro Alto Bonito fazem parte de uma estratégia contínua do 23º BPM para combater o tráfico de drogas e reprimir crimes naquela região”, explicou o Comandante.
Ele complementou que o sucesso da operação se deve ao trabalho especializado do GPA, apoiado por informações de inteligência do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) do batalhão. “Estamos obtendo resultados expressivos com apreensões de drogas, prisões e desarticulação de pontos de venda, como por exemplo, no caso das recentes apreensões e prisões ocorridas no bairro Alto Bonito”, concluiu o Tenente-Coronel Aquino.