A Polícia Civil do Pará, através da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados por meio Cibernético (DCCV), realizou a segunda fase da Operação “Prisma” na última sexta-feira (8), culminando na prisão de um homem suspeito de cometer extorsão sexual em Belém. O mandado de prisão preventiva foi cumprido no bairro da Marambaia.
O suspeito, que teria armazenado imagens íntimas da vítima sem seu consentimento, é acusado de criar perfis falsos na internet para ameaçar a divulgação dos vídeos, exigindo grandes quantias em dinheiro. A extorsão sexual é definida como a ameaça de divulgar material íntimo ou sexual da vítima para obter vantagens financeiras.
Segundo a investigação, o preso é suspeito de ser o líder e organizador da ação criminosa. A Operação “Prisma” teve início em junho e atua na repressão de crimes de extorsão sexual e associação criminosa, com investigações em Belém e Curitiba/PR. O caso destaca a crescente necessidade de combate a crimes virtuais que vitimizam grupos vulneráveis.
