Na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Federal deflagrou a Operação Senza Titolo em Redenção, no sul do Pará. Durante a ação, que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Onofre (PSD), foi preso em flagrante por posse de munição de uso restrito e armazenamento inadequado de arma de fogo.
Os agentes da PF realizaram buscas na Câmara Municipal e em três residências ligadas à investigação. No decorrer da operação, foram apreendidos documentos e mídias eletrônicas de quatro investigados. O parlamentar também é suspeito de ter apresentado um diploma falso de curso superior em Administração nas últimas eleições municipais, apesar de o documento não ser uma exigência para sua candidatura.
A instituição de ensino citada no diploma informou que é vítima de uma quadrilha especializada na falsificação de diplomas acadêmicos, que atua em vários estados do país. A Operação Senza Titolo (expressão italiana que significa “sem título”) faz referência direta à suspeita de falsificação do documento apresentado pelo vereador.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração dos crimes.