Parauapebas atualmente tem um grande número de vias danificadas, uma herança da gestão passada. Essas vias sofrem com a falta de pavimentação e recuperação asfáltica, apenas no período de janeiro a setembro de 2022, o valor gasto com a recuperação e pavimentação asfáltica de vias urbanas de Parauapebas foi de R$110 milhões.
A vizinha Canaã dos Carajás, possui uma usina de asfalto, o que garante a produção do próprio asfalto, gerando uma economia de até 30%, com mais agilidade nos serviços de pavimentação asfáltica, além de suprir as necessidades do município.
Além da usina, Canaã adquiriu 20 máquinas, equipamentos para pavimentação e três galpões destinados ao armazenamento de insumos para a usina de asfalto. Um investimento de R$ 17 milhões que aumentou a produtividade na fabricação de asfalto e manutenção das vias do município.
Sabemos que uma usina de asfalto em Parauapebas, pode melhorar a qualidade de nossas pavimentações, a usina vai trazer mais segurança a população, pois nos três primeiros meses de 2025, quatro óbitos já foram registradas em acidentes causados por buracos nas vias.
Com a aquisição de uma usina de asfalto, é necessário apenas a compra de insumos, como cimento asfáltico de petróleo, pedra e brita. O município terá menos gastos, pois não terá que terceirizar o serviço para empreiteiras, sendo que produzirá o próprio asfalto.
Além da economia gerada pela produção própria de asfalto, a medida pode contribuir para a redução de acidentes causados por vias danificadas, trazendo mais segurança aos motoristas e pedestres. O investimento em infraestrutura não deve ser encarado como uma despesa, mas como um benefício de longo prazo para o desenvolvimento do município.
Fonte: Portal Parauapebas