Eleito com forte apoio de lideranças locais de Parauapebas, o deputado federal Keniston Braga (MDB-PA) mais uma vez mostrou que sua atuação em Brasília caminha na contramão dos interesses da população que o elegeu. Na última terça-feira (17), Keniston votou a favor da derrubada do veto presidencial que tentava barrar a inclusão de medidas que vão aumentar a conta de energia elétrica de todos os brasileiros, incluindo os paraenses.
Um voto contra o consumidor
Com sua decisão, Keniston Braga ajudou a restabelecer dispositivos que, segundo cálculos de entidades como a Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) e a Abrace Energia, devem gerar um impacto de até R$ 197 bilhões no bolso dos consumidores até 2050, com reflexo imediato de 3,5% de aumento nas tarifas de energia.
Para um município como Parauapebas, onde milhares de famílias vivem com renda apertada e enfrentam dificuldades para pagar contas básicas, a decisão é vista como uma traição ao eleitorado popular.
População paga a conta, empresários do setor energético agradecem
A derrubada do veto favorece diretamente grandes grupos empresariais do setor elétrico, que passarão a ter contratos garantidos, mesmo sem a real necessidade do sistema, gerando custos extras que serão repassados integralmente para os consumidores.
Keniston, que chegou à Câmara dos Deputados com discurso de renovação política e defesa da população de Parauapebas e do interior do Pará, agora se coloca ao lado das velhas práticas do Congresso: priorizar interesses corporativos em detrimento do povo.
Ficha que preocupa
Este não é o primeiro episódio em que o parlamentar age de forma alinhada a interesses distantes das necessidades da base eleitoral. Desde que assumiu o mandato, Keniston Braga tem mostrado pouco protagonismo em pautas sociais locais e tem sido um nome discreto nas defesas de pautas importantes para o sudeste paraense, como transporte público, saúde regional e infraestrutura.
Agora, ao votar para aumentar a conta de energia, ele entra na lista dos deputados que assumiram publicamente o ônus de onerar ainda mais o custo de vida da população.
O que dizem os analistas?
Para analistas políticos da região, o voto de Keniston reforça o perfil de um deputado mais comprometido com acordos de cúpula em Brasília do que com a realidade da população de Parauapebas.
“Infelizmente, o que vemos é mais um político que, ao chegar ao Congresso, esquece as promessas de campanha e passa a votar com o centrão econômico, mesmo que isso custe mais caro para as famílias paraenses que enfrentam desemprego e dificuldades financeiras”, comentou um especialista ouvido pelo Canal PBS.
A cobrança vem aí
A tendência é que o voto de Keniston Braga no caso da conta de energia seja usado como arma política nas eleições de 2026, quando os consumidores, que hoje pagam a conta, vão poder responder nas urnas.
Enquanto isso, o povo de Parauapebas fica com a conta mais cara — e Keniston, com o peso de mais uma decisão que prejudica quem paga a conta de luz todo mês.