Cancelado contrato de R$72 milhões para modernização iluminação pública em Parauapebas

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A Prefeitura Municipal de Parauapebas publicou o extrato do termo de rescisão unilateral do contrato, firmado com a empresa SPE Iluminação Parauapebas LTDA, que previa a prestação de serviços voltados à eficiência energética do sistema de iluminação pública do município.

O contrato, firmado por meio de adesão à Ata de Registro de Preços, oriunda de uma concorrência pública eletrônica nacional, tinha valor inicial de R$ 72.873.407,32 e teria vigência de 08 de agosto de 2024 até 08 de agosto de 2029.

Segundo o extrato, a rescisão foi realizada de forma unilateral, com base no artigo 137, inciso VIII, da Lei Federal, a nova Lei de Licitações e Contratos. A medida foi amparada pelo memorando, datado de 14 de março de 2025, e pela notificação da Controladoria do TCM-PA, conforme consta no processo.

A assinatura do termo de rescisão ocorreu no dia 11 de abril de 2025, com efeito retroativo a 14 de março de 2025, conforme indicado no documento oficial.

A iniciativa interrompe uma contratação de alto valor, que tinha como objetivo modernizar e otimizar o consumo de energia elétrica no município, e reacende discussões sobre a efetividade das contratações por adesão à atas de registro de preços e o rigor no controle dos contratos públicos.

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