Keniston Braga não assina pedido para derrubar veto de Lula e reduzir penas do 8 de Janeiro

Facebook
WhatsApp

Enquanto parte do Congresso articula derrubar o veto presidencial à dosimetria — uma pauta que mexe com debates sobre proporcionalidade das penas no Brasil — o deputado federal Keniston Braga (MDB) segue sem assinar o requerimento de sessão extraordinária para votar a derrubada do veto. No cenário de forte mobilização política e polarização, a omissão dele alimenta a sensação de distanciamento entre representantes e cidadãos preocupados com excessos do sistema de justiça.

No Pará, enquanto parlamentares como Delegado Caveira (PL) e Delegado Éder Mauro (PL) já assinaram o requerimento, e outros como Airton Faleiro (PT), Elcione Barbalho (MDB) e vários do MDB e PT aparecem como não signatários, Keniston Braga permanece entre os que ainda não aderiram publicamente.

E não é pouca coisa.

O pedido tem como objetivo derrubar o veto de Lula que manteve penas mais duras e gerou forte reação principalmente entre eleitores de perfil conservador, juristas críticos e parte expressiva da população que vê excesso de punição e seletividade nas condenações.

Enquanto políticos fazem cálculo, pessoas comuns pagam com a liberdade.

Logo ao lado desse debate está o caso amplamente debatido da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, conhecida como a “Moça do Batom”. Ela foi condenada a 14 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por sua participação nos atos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação dos Três Poderes — inclusive por escrever “Perdeu, mané” com batom na estátua A Justiça em frente ao STF.

O caso da “Moça do Batom” se junta a outros episódios que entraram no debate público sobre justiça e proporcionalidade:

Diovana Vieira da Costa, balconista que alega estar indevidamente presa desde o episódio de 8 de janeiro, inclusive estando grávida de 8 meses na época, com acusações que a defesa afirma não terem provas claras de participação direta nos atos.

Enquanto isso, em Brasília, a falta de posicionamento de parlamentares como Keniston Braga — em tema que se conecta diretamente com a percepção de exageros nas penas — amplia a frustração de eleitores e contribui para a sensação de que a política anda descolada da realidade de quem se sente injustiçado e sem voz no Congresso Nacional.

Você, eleitor de Parauapebas, concorda com a postura de Keniston Braga de não assinar o pedido para derrubar o veto de Lula à dosimetria?

Isso te representa? Sim ou não?

Lista atualizada dia 13/01

Siga nosso perfil no Instagram

Nos acompanhe no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Canal PBS nas Redes