Prefeitura de Parauapebas inicia negociações com MST para atender reivindicações

Facebook
WhatsApp

A Prefeitura de Parauapebas e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciaram, nesta quinta-feira (21), um processo de negociação para discutir pautas prioritárias do movimento. A primeira reunião, que durou cerca de oito horas, reuniu o coordenador estadual do MST, Pablo Nery, e secretários municipais, com o objetivo de alinhar ações e fortalecer o diálogo entre a gestão pública e as comunidades rurais.

O encontro marca o começo de uma “mesa de negociação” para tratar de temas como educação, saúde, assistência social, produção rural e infraestrutura. Segundo a chefe de Gabinete, Joelma Leite, o objetivo é “articular as demandas apresentadas e garantir que cada secretaria responda com clareza o que já foi realizado e o que está em planejamento”.

Durante a reunião, a prefeitura destacou ações já em andamento nas áreas de interesse do MST.


Principais Pontos da Negociação:

  • Assistência Social: O secretário Neil Armstrong mencionou a oferta de serviços como o Cadastro Único em Palmares Sul e no assentamento Terra e Liberdade. Ele também informou sobre a parceria com a empresa Ligga para a reforma de um espaço que será transformado em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
  • Produção Rural: O secretário Genésio Filho informou que a maioria das reivindicações já está sendo atendida, incluindo mecanização agrícola, apoio a feiras, transporte de produtos e assistência técnica contínua. A única demanda ainda em fase de planejamento é a criação de uma fábrica de bioinsumos, com previsão de inclusão no orçamento de 2026.
  • Educação: A secretária Maura Paulino destacou a importância do encontro para futuras negociações. Em relação ao assentamento Terra e Liberdade, que está no município vizinho de Curionópolis, a prefeitura de Parauapebas informou que a atuação é mais focada na educação, com alunos matriculados nas escolas Oziel Alves e Maria Salete, na Palmares 2.

Para o coordenador do MST, Pablo Nery, a mesa de negociação representa um avanço significativo. “Estamos muito felizes de ter conseguido essa mesa de negociação. Nossos pontos são básicos, como saúde, educação e infraestrutura”, afirmou.

A reunião serviu para reforçar o compromisso da gestão municipal em construir soluções conjuntas, abrindo caminho para futuras rodadas de negociação que garantam a análise transparente e responsável das pautas apresentadas.

Nos acompanhe no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Canal PBS nas Redes