Operação ocorreu na região do Chapadão, em Uruará, um dos municípios com maior índice de desmatamento na Amazônia
Belém (PA), 20 de março de 2025 – Em uma ação de fiscalização ambiental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu mais de 600 cabeças de gado criadas ilegalmente em áreas embargadas por desmatamento no município de Uruará, no Pará. A operação ocorreu na região conhecida como Chapadão, monitorada pelo órgão desde agosto do ano passado devido ao avanço da destruição florestal.
Nos últimos dias, o Ibama já havia emitido diversas notificações para a retirada do gado da área. Essa não foi a primeira ação contra infrações ambientais no Chapadão: entre novembro e dezembro de 2024, a Superintendência do Ibama no Pará realizou uma grande operação na região, resultando na aplicação de R$ 8,9 milhões em multas e na interdição de 1.545 hectares.
Uruará está entre os municípios mais afetados pelo desmatamento ilegal na Amazônia. Entre agosto de 2024 e fevereiro de 2025, foram derrubados 6.271 hectares de floresta, representando 10,2% de todos os alertas de desmatamento na região no período. Diante da situação crítica, o Ibama intensificou a fiscalização para conter os crimes ambientais e incentivar a regularização das atividades agrícolas e pecuárias no município.
A operação faz parte do compromisso do Instituto de combater ilícitos ambientais e garantir a preservação dos recursos naturais da Amazônia. O objetivo é reforçar a fiscalização para impedir a ocupação irregular de áreas protegidas e punir infratores, assegurando a recuperação ambiental das terras degradadas.
📷Foto: Divulgação/Ibama