Câmara Municipal solicita informações do prefeito sobre fala em audiência

Facebook
WhatsApp

Na sessão ordinária desta terça-feira (06), quatorze vereadores apresentaram conjuntamente o Requerimento nº 11/2025, solicitando ao presidente da Mesa Diretora da Câmara de Parauapebas, vereador Anderson Moratorio (PRD), que envie ofício ao Poder Executivo para que o prefeito apresente esclarecimentos sobre as declarações prestadas no âmbito do Processo Judicial nº 0801142 45.2025.8.14.0040.

O Requerimento é de autoria do líder de governo, vereador Léo Márcio (Solidariedade) e assinaram conjuntamente a proposição os vereadores Alex Ohana (PDT)Elias da Construforte (PV)Erica Ribeiro e Francisco Eloecio, ambos do PSDBFred Sanção (PL)Graciele Brito (União)Laecio da ACT (PDT)Leandro do Chiquito (Solidariedade)Michel Carteiro (PV)Sadisvan (PRD)Tito do MST (PT)Zé da Lata (Avante) e pelo presidente da CMP, Anderson Moratorio.

Na última semana tornou-se público alguns trechos de uma audiência que ocorreu no âmbito do referido processo, que figuram como partes o Sindicato de Saúde de Parauapebas e o Município. Na ocasião, o Prefeito Aurélio Goiano externou ao Juiz de Direito que “‘[…] tem vereador que veio me pedir que eu mantivesse dentro do PSS [Processo Seletivo Especial] 120 pessoas… outro pediu 90…” – sic. As falas do prefeito ecoaram nas redes sociais e, devido a isto, os parlamentares solicitaram respostas e esclarecimentos sobre a situação.

Para o líder de governo, vereador Léo Márcio, considerando que as palavras do prefeito referem-se aos vereadores da Câmara e que trata-se dos parlamentares eleitos pelo povo para representá-los e servir como voz e ouvido de nossa população, faz-se por bem requerer esclarecimentos sobre o pronunciamento. “Diante da necessidade de manter a harmonia e a transparência entre os Poderes Executivo e Legislativo, solicitamos que sejam prestadas informações sobre o contexto da referida declaração, bem como eventuais esclarecimentos advindos do prefeito que possam ajudar a evitar interpretações equivocadas por parte de terceiros”, destacou o vereador Léo Márcio.

O parlamentar ainda ressaltou que o presente requerimento não têm caráter contencioso e visa somente esclarecer eventuais dúvidas da população, assim como garantir a integridade institucional da Casa Legislativa.

Por fim, o parlamentar frisou que o pedido está intimamente ligado ao direito de fiscalização que é inerente à Câmara Municipal, uma vez que todos os Poderes estão submetidos aos princípios de publicidade, transparência e moralidade, entabulados constitucional e legalmente, especialmente quando há repercussão pública, mostrando se que todos os poderes municipais estão de mãos dadas em prol da população parauapebense.

Se posicionaram contra a proposição os vereadores Sargento Nogueira (Avante)Maquivalda Barros (PDT) e Zé do Bode (União). Estes parlamentares se manifestaram contrários ao requerimento porque defendem que o prefeito preste esclarecimentos pessoalmente na Câmara.

Ainda na intenção de esclarecer a declaração e para que seja exposto o contexto a que se referia quando externou a fala e, especialmente, para que garanta transparência e publicidade à população do município, os vereadores aprovaram o Requerimento. Com a aprovação, a proposição será enviada ao Poder Executivo, que deverá prestar oficialmente os esclarecimentos e informações solicitadas.

Nos acompanhe no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Canal PBS nas Redes