A Polícia Civil do Pará, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC), deflagrou na tarde desta terça-feira (6) uma operação que resultou na apreensão de cerca de dois quilos de cocaína, arma de fogo, munições e grande quantidade de material náutico. A ação ocorreu no município de Barcarena, no nordeste do estado, e faz parte de uma investigação que mira uma organização criminosa supostamente oriunda de São Paulo.
Drogas e logística marítima
A operação teve como alvo dois imóveis utilizados para o armazenamento e distribuição de drogas. Um dos locais, um galpão aparentemente abandonado, estava vazio. Já na residência monitorada, os agentes identificaram a fuga de um suspeito ao notar a presença da viatura descaracterizada. Ele conseguiu escapar por uma área de mata nos fundos do imóvel.
Dentro da casa, os policiais localizaram:
- Dois tabletes de cocaína
- Uma pistola calibre 9mm
- 15 munições no carregador
- Uma caixa com outras 20 munições
- Quatro celulares
Além disso, a equipe apreendeu material náutico suspeito de ser usado no transporte marítimo de drogas, como:
- Cinco cilindros de ar
- Três rastreadores de satélite
- Um telefone via satélite
- Três rádios comunicadores
- Caixa com sinalizadores
- Duas mochilas com balões de ar
- Duas nadadeiras
- 25 sacos estanques
- Cinco suportes para cilindros
- Um documento de identificação
Inquérito instaurado
Todo o material foi encaminhado à sede da DENARC, onde um inquérito policial foi instaurado para apurar a autoria e as circunstâncias do crime. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar e prender os envolvidos na logística de tráfico interestadual.
“A estrutura encontrada demonstra o nível de organização e a possibilidade de transporte por vias fluviais, algo que estamos combatendo de forma integrada”, destacou o delegado Davi Cordeiro, diretor da DENARC.