Em 3 meses, Parauapebas gastou mais de R$ 13 milhões com coleta de lixo

Facebook
WhatsApp

Mesmo com pagamentos milionários à empresa responsável pela coleta de lixo, moradores de Parauapebas denunciam nas redes sociais a presença constante de entulhos e sacolas acumuladas nas ruas da cidade. A realidade, registrada em vídeos e fotos por populares, contrasta com os dados oficiais de gastos da Prefeitura: somente entre janeiro e abril de 2025, a gestão municipal repassou R$ 13.379.109,11 à empresa Transcidade Serviços Ambientais EIRELI.

O documento oficial, obtido com exclusividade, detalha valores expressivos pagos mensalmente pela prestação dos serviços de manejo de resíduos sólidos e limpeza pública. Em fevereiro, por exemplo, foram R$ 4.780.401,44. Em janeiro, outros R$ 3.956.252,40. Já em abril, os pagamentos referentes a março foram fragmentados em diversas ordens bancárias, totalizando mais de R$ 3 milhões.

Apesar disso, os relatos de que a coleta não passa por diversos bairros há dias se multiplicam. Em alguns pontos da cidade, o lixo já toma conta das calçadas, gerando mau cheiro, riscos à saúde pública e proliferação de animais.

A falta de respostas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos levanta suspeitas sobre a fiscalização contratual. O contrato citado nos pagamentos é o de número 20240578, com aditivos em vigor, mas o cumprimento do serviço parece não condizer com os valores pagos. A ausência de critérios públicos de avaliação de desempenho da empresa terceirizada também agrava a sensação de descaso.

Dinheiro tem. Serviço, nem tanto.

O cenário evidencia uma possível falha de gestão: há recursos disponíveis e pagos, mas o serviço essencial à saúde urbana segue deficitário. Enquanto isso, a população arca com os impactos do lixo nas ruas, cobrando respostas que ainda não vieram da Prefeitura de Parauapebas.

Fonte: Relatórios oficiais de despesas pagas e empenhadas da Prefeitura de Parauapebas em 2025  

Veja vídeo:

Nos acompanhe no WhatsApp

Siga o Canal PBS nas Redes