Operação prende 61 suspeitos de crimes e ataques a empresários no Pará

Facebook
WhatsApp

A Polícia Civil do Pará prendeu 61 pessoas nesta quarta-feira (23) suspeitas de envolvimento com facção criminosa, crimes patrimoniais, invasão de propriedades e porte ilegal de armas. As prisões ocorreram durante uma operação deflagrada no distrito de Quatro Bocas, município de Tomé-Açu.

Entre os crimes investigados está o aliciamento de indígenas e quilombolas para atacar plantações e propriedades rurais de empresários que se recusavam a pagar a chamada “taxa do crime”, imposta pelo grupo criminoso. O esquema envolvia roubos de veículos, máquinas agrícolas e ataques contra plantações de dendê como forma de retaliação.

Durante a ação, um dos suspeitos foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. As demais pessoas detidas foram ouvidas e liberadas. Foram apreendidos rádios comunicadores, armas, munições, coletes balísticos e dezenas de celulares. Os presos foram encaminhados à Superintendência da Polícia Civil em Castanhal.

Segundo as autoridades, as investigações continuam para apurar a atuação da facção e possíveis ramificações do grupo. Um inquérito foi instaurado para aprofundar a apuração dos fatos e identificar outros envolvidos.

A operação contou com o trabalho de 42 policiais civis e reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao crime organizado no estado do Pará.

Nos acompanhe no WhatsApp

Siga o Canal PBS nas Redes