Operação afasta 11 servidores por corrupção e ligação com milícia indígena no Pará

Facebook
WhatsApp

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (9), a Operação Caronte, que investiga um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos e lideranças indígenas na região de Tomé-Açu, no estado do Pará. A ação é um desdobramento da Operação Guaicuru, realizada em janeiro deste ano.

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Belém, Tomé-Açu, Santa Izabel do Pará, Acará, Mosqueiro e Castanhal, todos localizados no Pará. Os investigados, que são 11 servidores públicos, foram afastados cautelarmente de suas funções como parte das medidas adotadas na operação.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações revelaram a existência de uma rede de corrupção formada por servidores públicos em conluio com um grupo de lideranças indígenas, atuando de forma criminosa na região de Tomé-Açu.

A Operação Caronte tem como base os elementos apurados na Operação Guaicuru, quando duas lideranças indígenas foram presas por diversos crimes, incluindo atos de violência, perturbação da ordem pública, milícia privada, ameaça, esbulho possessório e até tentativa de homicídio, com vítimas inclusive dentro das próprias comunidades indígenas.

As investigações continuam com o objetivo de aprofundar a responsabilização dos envolvidos e desarticular completamente o esquema criminoso na região.

Nos acompanhe no WhatsApp

Siga o Canal PBS nas Redes