Na tarde desta segunda-feira (07), uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil do Pará resultou na apreensão de aproximadamente 53 quilos de skunk e três fuzis artesanais fabricados com o uso de impressoras 3D. A abordagem ocorreu por volta das 16h, no km 20 da BR-316, no município de Benevides, região metropolitana de Belém.
O flagrante ocorreu durante a fiscalização de um veículo de passeio ocupado por dois homens — um de 32 anos, natural de Imperatriz (MA), e outro de 35 anos, natural de Boa Vista (RR). O carro estava caracterizado com a identidade visual de uma empresa privada, e os suspeitos usavam uniformes semelhantes, numa tentativa de simular que estavam a serviço da empresa e, assim, despistar a fiscalização.

Segundo a PRF, o comportamento nervoso dos ocupantes e respostas contraditórias durante a abordagem levantaram suspeitas, levando os agentes a realizar uma vistoria mais minuciosa no veículo. Durante a inspeção, foram encontrados galões plásticos que escondiam tabletes com odor característico de skunk, uma variação mais potente da maconha. Os próprios suspeitos confessaram que a droga havia saído de Roraima (RR) com destino ao estado do Ceará (CE).
Além do entorpecente, os policiais encontraram três plataformas de fuzis calibre 9 milímetros, fabricadas de forma artesanal com auxílio de impressoras 3D. Conhecidas como ghost guns (ou “armas fantasmas”), essas armas não possuem número de série, o que as torna praticamente impossíveis de rastrear. Esta foi a primeira apreensão desse tipo de armamento no estado do Pará, segundo a PRF.
A ocorrência foi encaminhada ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), em Belém. Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça e devem responder por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Fotos: PFPA